Telecentros.BR

Construindo o Projeto Comunitário

Como o Projeto Comunitário deve combinar os interesses da comunidade e os seus, propomos um mapeamento para conhecer melhor as pessoas, seus hábitos, suas vontades, seus sonhos, suas realizações... E, além disso, fique atento(a) ao que você tem vontade de fazer na região onde mora. 
Vamos começar!

Mapa conceitual

Você, o Telecentro e a Comunidade

Você na comunidade

- O que você mais gosta na sua comunidade?
    O fato de uma parte considerável dos moradores serem pessoas conhecidas, facilitando assim a divulgação e a participação dos mesmos no telecentro.

- O que você não gosta na sua comunidade?
   A utilização de equipamento de som em volume inadequado em alguns estabelecimentos, muitas vezes até durante a madrugada nos finais de semana, a falta de consciência ambiental de alguns em jogar lixo em locais públicos, a dificuldade que temos para ter acesso aos serviços do posto de saúde do bairro e principalmente a ausência da associação dos moradores do bairro na criação de projetos que envolvam a juventude.

- Tem alguma coisa que você mudaria pra valer?
     Sim, mudaria a questão da falta de projetos direcionados a juventude local.

- Alguma coisa da sua comunidade mudou muito nos últimos anos? O que? O que você achou disso?
     Melhorou a infraestrutura. Surgiram oportunidades para jovens que estão no ensino médio com a implantação do sistema integral de ensino em uma das escola estaduais localizada no bairro, mas ainda é insuficiente e não beneficia a todos. O centro de convivência social ficou ocioso e não mais oferta cursos ou minicursos voltados para o público adulto, como acontecia anteriormente, na gestão passada, onde houve cursos de eletricidade, informática básica, serigrafia.

A chegada do telecentro na comunidade

- Você sabe o que é necessário para abrir um telecentro?
    É necessário ter os esquipamentos necessários, pelo menos dez computadores com acesso a internet banda larga, ter um espaço com infra-estrutura adequada, mesas para computador e cadeiras, quadro branco. Quanto a gerência do telecentro, é preciso que tenha um supervisor e telecentristas para manter em pleno funcionamento.


   Para que uma comunidade receba um telecentro e faça parte do Programa Telecentros.BR, teve que pedir por isso. Vamos descobrir como o telecentro onde você está chegou em sua comunidade? Para isso, converse com algumas pessoas da sua para tentar descobrir:

- O que tinha nesse espaço antes do telecentro chegar?
     Quanto a história antes da existência da escola não consegui muitas informações, mas descobri que a escola era situada em outro prédio e denominava-se escola Arte de Construir, logo depois quando mudou-se para o prédio atual passou a chamar Escola Rachel de Queiroz. Já nesse novo prédio que foi inaugurado em 27 de outubro de 1999, o telecentro passou a funcionar no ano de 2009 com a chegada dos computadores do ProInfo em Parceria com o SeLiga.

- Era um espaço público? Quem frequentava?
    Sim, já era um espaço público, uma escola, mas como o telecentro funcionava apenas nos turnos manhã e tarde, somente os alunos frequentavam.

- Conhece alguma história deste lugar?
    O local passou por grandes mudanças. A escola ganhou uma quadra coberta. Antes havia uma vila de casas próximas da escola e do telecentro. Atualmente foi feita uma avenida, o prédio da previdência social está sendo construido logo ao lado.