sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pôr-do-sol duplo
Tattoine não existe, mas para fãs da série Guerra nas Estrelas a célebre cena em que Luke Skywalker admira o duplo pôr-do-sol não está mais tão longe da realidade.
A Nasa, agência espacial norte-america, confirmou nesta quarta-feira (14/09) a descoberta de um planeta circumbinário, isto é, que orbita duas estrelas. O planeta, denominado Kepler-16b, está a 200 anos-luz da Terra.
Diferentemente de Tattoine – o planeta-natal da família Skywalker –, o Kepler-16b é frio e gasoso. Segundo a Nasa, sua descoberta demonstra a diversidade dos planetas existentes na Via Láctea.
“Essa descoberta confirma uma nova classe de sistemas planetários que pode conter vida. Como a maioria das estrelas em nossa galáxia é parte de um sistema binário, isso implica que as oportunidades para a existência de vida são muito maiores do que se os planetas se formassem apenas em sistemas com uma estrela”, disse William Borucki, principal pesquisador da missão Kepler.
Segundo o cientista, a descoberta confirma uma teoria que os cientistas têm há décadas, mas que até agora não havia sido comprovada. A análise dos dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler foi feita no Instituto Seti, na Califórnia.
O planeta, do tipo de Saturno, leva 229 dias para orbitar as duas estrelas. As estrelas têm tamanhos diferentes, com a maior tendo 69% da massa do Sol, e a menor, 20%. Segundo os cientistas, o planeta deve ter se formado a partir do mesmo disco de poeira e gás que deu origem às estrelas.
A descrição do Kepler-16b será publicada na sexta-feira (16/09) na revista Science.
O artigo Kepler-16: A Transiting Circumbinary Planet (doi:10.1126/science.1210923), de Laurance R. Doyle e outros, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.

Mais informações: www.nasa.gov/kepler.  /  Fonte: http://agencia.fapesp.br/14494

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Busca de emprego: quatro dicas de como usar as redes sociais

Especialista ensina como algumas mudanças podem gerar excelentes resultados para quem está a procura de trabalho



O CEO e co-fundador da empresa de investimentos Venturocket, Marc Hoag, decidiu, há cerca de dez anos, que se dedicaria a ser alguém voltado a transformar o mundo em um lugar mais produtivo. Desde então, o executivo tem criado teses e dicas voltadas a ajudar os profissionais nos mais diversos momentos de carreira.

Em um recente artigo no Mashable, Hoag deu conselhos para uma situação que, segundo ele, tende a tornar-se cada vez mais comum: a busca por um emprego a partir da internet. Hoag cita que estudos recentes indicam que a maioria das companhias já acessa alguma rede social para buscar informações sobre possíveis candidatos a uma vaga de emprego e quase 80% delas dão uma olhada no perfil online dos profissionais, antes de chamá-los para uma entrevista pessoal.

A partir dessa constatação de que os profissionais são cada vez mais vigiados na internet, o especialista dá quatro dicas para quem quer ter sucesso na hora de procurar um emprego - ou ser procurado por um possível recrutador -, utilizando as redes sociais.

1. Ajuste sua imagem real às redes sociais

Para Hoag, as pessoas costumam esquecer que o perfil que elas mantêm no LinkedIn, Facebook, ou em qualquer outra rede social representa uma espécie de cartão de visitas. Assim, não adianta imaginar que um potencial recrutador não vá desclassificá-lo para o cargo, por conta de um comentário racista ou por uma postura inadequada na hora de escrever uma mensagem no Twitter sobre seu atual empregador.

"Tudo o que você posta, tuita ou comenta está sendo gravado e será usado contra você", brinca o CEO da Venturocket.

2. Mas mostre alguma personalidade

Ser cuidadoso demais nas redes sociais também pode ser algo negativo. Não é porque as pessoas devem evitar colocar fotos comprometedoras ou comentários inadequados que um recrutador espera que elas fiquem completamente caladas nas redes sociais. "Um empregador estará buscando um candidato que seja social e extrovertido, que demonstre capacidade de relacionamento e de comunicação", pontua. Ainda segundo ele, as empresas priorizam pessoas que demonstrem caráter e algum tipo de liderança. "Seja forte, opinativo, seja único", acrescenta.

3. Multiplique as chances de ser encontrado

Não adianta só ter um perfil adequado nas redes sociais. Quem busca um emprego precisa ser encontrado na internet. Para isso, o profissional deve inscrever-se no máximo possível de redes sociais e, de preferência, participar delas para que suas opiniões possam ser vistas na hora em que um recrutador buscar um assunto na web.

4. Conecte-se às empresas nas quais gostaria de trabalhar

"Não tenha medo de, forma pró-ativa, tentar fazer contato com a empresa que você está cortejando", afirma o especialista. Para isso, o profissional deve seguir a companhia no Twitter, virar fã dela no Facebook, entre outros. A única ressalva, segundo Hoag, é em relação ao LinkedIn, pois ele considera que as pessoas não costumam gostar de ser contactadas por profissionais que não conhecem, por meio dessa rede social.

"Mas ninguém disse que você não pode participar de comunidades e grupos no LinkedIn no qual terá a chance de se conectar com essas pessoas [que o interessam profissionalmente]", complementa.


 Matéria publicada em 08 de Setembro de 2011 | 08:30h

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio



email Na série de artigos Mudando para seu domínio próprio, eu mostrei as vantagens e desvantagens em você utilizar um domínio próprio em seu blog. Mostrei também o passo a passo para fazer essa migração. Neste artigo, ensinarei a utilizar gratuitamente um e-mail em seu domínio (por exemplo, adelson@gerenciandoblog.com.br), sem a necessidade de pagar por um plano de hospedagem.

Introdução

Antes de iniciar o passo a passo, uma pergunta: para que ter um e-mail com seu domínio próprio? A resposta é similar à justificativa para ter um domínio próprio: um e-mail com seu domínio passa uma sensação de seriedade maior em seu trabalho. Especialmente em contatos profissionais, quem vê o e-mail adelson@gerenciandoblog.com.br percebe que aquele e-mail vem de uma instituição ou empresa (diferente do meu anterior, gerenciandoblog@gmail.com.br, que deixava claro tratar-se apenas de uma conta no Gmail).
Perceba que utilizei a palavra “sensação” intencionalmente, porque não é o endereço do e-mail ou mesmo o domínio próprio que garantirão a seriedade da pessoa que enviou aquele e-mail.
Por isso, se você já possui um domínio próprio, vale a pena seguir este tutorial para ter também seu próprio e-mail. Especialmente porque você não pagará absolutamente nada por isso.
Existem empresas que fazem o registro do domínio e já oferecem o serviço de e-mail gratuito, especialmente se você está pagando pela hospedagem dos arquivos. Este artigo é destinado para as pessoas que não tem um plano como esse e pagaram apenas pelo registro – como é o meu caso.

A solução: Google Apps

Mais uma vez, o produto que apresentarei aqui é outra criação do Google. Sempre tenha em mente uma frase que já utilizei aqui no Gerenciando Blog  mais de uma vez: “Saiba que o Google é seu amigo, e tire proveito dessa amizade”. Isso porque a empresa fornece inúmeros produtos de qualidade e, em sua grande maioria, gratuitos, para auxiliar no gerenciamento de seu blog.
Desta vez, vou apresentar aqui o Google Apps, um conjunto de ferramentas do Google voltadas para empresas ou pessoas físicas que inclui o e-mail gratuito. Para empresas, existe a versão Professional – paga – com uma série de vantagens. Aqui, vou mostrar a versão Standard, que é gratuita e tem algumas pequenas limitações que não comprometerão as funcionalidades. Uma informação interessante é que mesmo na versão Standard você poderá criar diversas contas de e-mail para seu domínio.
O programa de e-mail que você acessará é uma espécie de GMail personalizado para o seu domínio. Pode pode optar pelo acesso a ele no browser, que é o mais comum, ou até mesmo configurar seu programa de gerenciamento de e-mail (como o Outlook ou o Windows Mail) para utilizá-lo.
Se você desejar, pode realizar inclusive a compra de um domínio internacional pelo Google Apps. Mas, vou assumir neste tutorial que você já tenha o seu domínio e irá apenas configurar o uso de e-mail no Google Apps.

Realizando seu cadastro

O cadastro na ferramenta é simples:
2. Clique no botão “Primeiros Passos”.
3. Deixe selecionada a aba “Desejo usar um nome de domínio existente”. Selecione a opção “Administrador” (necessária para iniciar o uso do aplicativo) e preencha o nome de seu domínio, conforme a tela abaixo e clique no botão “Primeiros passos”.
GoogleApps1
4. Preencha todas as informações solicitadas na tela de “Inscrição” e clique em “Continuar”.
5. Na tela de “Configuração”, você deve criar a conta de administrador dos serviços. O recomendado é que neste passo você crie uma conta com o nome “admin” ou “administrador”. Posteriormente, você criará as contas de usuário. Leia o regulamento e clique em “Aceito. Continuar a configuração”.
Pronto! Agora, você já tem uma conta no Google Apps Standard e será levado ao painel de gerenciamento de todos os seus serviços. Você verá uma tela similar à seguinte:
GoogleApps2
Perceba que, além do e-mail, você tem direito a uma série de serviços que poderá explorar posteriormente.

Confirmando a propriedade de domínio

Antes de utilizar qualquer serviço do Google Apps, você precisa confirmar que o domínio cadastrado na ferramenta é realmente seu. Você verá uma mensagem indicando isso logo abaixo do cabeçalho da tela anterior.
1. Para iniciar a confirmação, basta você clicar no link “Confirmar propriedade de domínio”, logo após a mensagem no cabeçalho.
2. Você será levado a uma tela que lhe dará duas opções para verificar a propriedade:
  • Fazer upload de um arquivo HTML – Esta opção é a mais simples para quem tem a opção de colocar um novo arquivo no servidor. Não é o caso de quem possui a conta no Blogger, com domínio direcionado.
  • Altere o seu registro CNAME – Esta operação deve ser realizada no Servidor de DNS que você utiliza para seu domínio. Como no artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2 eu utilizei o EveryDNS, vou mostrar como ficaria a configuração nele.
Atualização 13/12/10: Como o EveryDNS não aceita mais inscrições gratuitas, escrevi o artigo A nova versão do Zone Edit apresentando outra opção.
Atualização 17/01/11: Se você possui um domínio no Registro.br, pode realizar a configuração de DNS no próprio serviço. Veja os detalhes em Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br.
3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com (ou o outro servidor de DNS que você já utiliza para seu domínio) e entre com seu usuário e senha desse serviço (ou seja, não é a mesma senha do Google Apps).
4. No painel à esquerda, clique sobre o nome do domínio que está verificando.
5. Na caixa “Add a record”, preencha as informações para criar um novo registro CNAME.
IMPORTANTE: Você deve seguir exatamente as instruções que forem mostradas na tela após selecionar a opção deseja. Os códigos mostrados variam para cada domínio.
GoogleApps3
Veja que na caixa “Fully Qualified Domain Name” você deve digitar o código mostrado pelo Google Apps seguido do seu domínio (no meu exemplo, googleffffffff846174f1.tdseries.com.br).
6. Ao terminar, clique no botão “Add Record”. A lista de registros ficará similar à abaixo:
GoogleApps4IMPORTANTE: Caso você não tenha em sua tabela o segundo registro (tipo A), leia o artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW.
7. Volte ao Google Apps e clique no botão “Verificar”, marcado abaixo em vermelho:
GoogleApps5
Você receberá a informação de que a verificação pode demorar até 48 horas para ser concluída. Normalmente, ela é feita antes disso, em poucos minutos. Para saber se tudo correu bem, basta verificar o “Painel” do Google Apps. Se a opção de confirmação de propriedade não estiver mais lá, significa que tudo correu bem.

Ativando seu serviço de e-mail

No painel do Google Apps, você deve ter notado que o serviço de e-mail encontra-se inativo. Antes de começar a utilizá-lo, você precisa ativá-lo.
1. Para iniciar o processo, é só clicar no link “Ativar e-mail” que encontra-se nessa tela.
GoogleApps6
2. Ao clicar nessa opção, você será levado a uma tela explicando os procedimentos que devem ser realizados em seu servidor DNS (no nosso exemplo, novamente no EveryDNS) para que o e-mail funcione corretamente. A própria página do Google Apps mostra as instruções detalhadas para diversos serviços, inclusive o EveryDNS. Assim, escolha o seu serviço e siga as instruções.
3. Ao final do processo, com todos os registros inseridos, a tabela no EveryDNS ficará como a seguinte:
GoogleApps7
4. Quando finalizar a configuração, clique no botão “Concluí essas etapas” que fica no final da página de instruções de configuração dos registros MX.
GoogleApps8
Novamente, você receberá a informação de que a verificação pode demorar até 48 horas. É provável que isso ocorra em bem menos tempo. Quando tudo estiver ok, ao lado do e-mail aparecerá a informação “Ativo”.

Criando usuários adicionais

Até agora, você tem apenas seu usuário administrador criado. Ele tem poderes sobre todas as configurações dos serviços e pode ser utilizado também para enviar e receber e-mails. Mas, é uma boa prática você criar outro usuário para trabalhar utilizar no dia a dia. Mesmo na versão Standard do Google Apps, é possível criar até 50 usuários! Isso é simples de ser feito:
1. No Painel, clique na opção “Criar novos usuários”.
GoogleApps9
2. Na tela seguinte, preencha o nome, sobrenome e nome de usuário desejado. Você pode também definir uma senha para o usuário. Se você mantiver a senha temporária, sua alteração será solicitada no próximo login daquele usuário. Ao final, clique no botão “Criar novo usuário”.
GoogleApps10

Acessando seu e-mail

Pronto! Agora, todas as suas configurações estão concluídas e você pode finalmente começar a utilizar o seu novo e-mail. O endereço de acesso a ele será mostrado no painel, logo abaixo do botão e-mail e será algo similar a http://mail.google.com/a/seudominio.com.br. Para acessar o e-mail, basta digitar seu nome de usuário e senha.

A configuração é um pouco complicada, mas só precisa ser feita uma vez. A partir de agora, você pode adicionar quantos usuários de e-mail você quiser – isso é muito útil para blogs que tenham mais de um autor, por exemplo – e até mesmo personalizar a página de exibição do e-mail com seu logotipo. Pode também explorar as demais ferramentas oferecidas gratuitamente com o Google Apps.
Mas, se você quer utilizar o Google Apps e o achou complicado demais, contate a Hospedagem Anual. Trata-se de uma empresa séria que poderá realizar toda a configuração para você.

Fonte: http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/google-apps-e-mail-gratis-para-seu.html