Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio
Na série de artigos Mudando para seu domínio próprio, eu mostrei as vantagens e desvantagens em você utilizar um domínio próprio em seu blog. Mostrei também o passo a passo para fazer essa migração. Neste artigo, ensinarei a utilizar gratuitamente um e-mail em seu domínio (por exemplo, adelson@gerenciandoblog.com.br), sem a necessidade de pagar por um plano de hospedagem.
Introdução
Antes de iniciar o passo a passo, uma pergunta: para que ter um e-mail com seu domínio próprio? A resposta é similar à justificativa para ter um domínio próprio: um e-mail com seu domínio passa uma sensação de seriedade maior em seu trabalho. Especialmente em contatos profissionais, quem vê o e-mail adelson@gerenciandoblog.com.br percebe que aquele e-mail vem de uma instituição ou empresa (diferente do meu anterior, gerenciandoblog@gmail.com.br, que deixava claro tratar-se apenas de uma conta no Gmail).
Perceba que utilizei a palavra “sensação” intencionalmente, porque não é o endereço do e-mail ou mesmo o domínio próprio que garantirão a seriedade da pessoa que enviou aquele e-mail.
Por isso, se você já possui um domínio próprio, vale a pena seguir este tutorial para ter também seu próprio e-mail. Especialmente porque você não pagará absolutamente nada por isso.
Existem empresas que fazem o registro do domínio e já oferecem o serviço de e-mail gratuito, especialmente se você está pagando pela hospedagem dos arquivos. Este artigo é destinado para as pessoas que não tem um plano como esse e pagaram apenas pelo registro – como é o meu caso.
A solução: Google Apps
Mais uma vez, o produto que apresentarei aqui é outra criação do Google. Sempre tenha em mente uma frase que já utilizei aqui no Gerenciando Blog mais de uma vez: “Saiba que o Google é seu amigo, e tire proveito dessa amizade”. Isso porque a empresa fornece inúmeros produtos de qualidade e, em sua grande maioria, gratuitos, para auxiliar no gerenciamento de seu blog.
Desta vez, vou apresentar aqui o Google Apps, um conjunto de ferramentas do Google voltadas para empresas ou pessoas físicas que inclui o e-mail gratuito. Para empresas, existe a versão Professional – paga – com uma série de vantagens. Aqui, vou mostrar a versão Standard, que é gratuita e tem algumas pequenas limitações que não comprometerão as funcionalidades. Uma informação interessante é que mesmo na versão Standard você poderá criar diversas contas de e-mail para seu domínio.
O programa de e-mail que você acessará é uma espécie de GMail personalizado para o seu domínio. Pode pode optar pelo acesso a ele no browser, que é o mais comum, ou até mesmo configurar seu programa de gerenciamento de e-mail (como o Outlook ou o Windows Mail) para utilizá-lo.
Se você desejar, pode realizar inclusive a compra de um domínio internacional pelo Google Apps. Mas, vou assumir neste tutorial que você já tenha o seu domínio e irá apenas configurar o uso de e-mail no Google Apps.
Realizando seu cadastro
O cadastro na ferramenta é simples:
2. Clique no botão “Primeiros Passos”.
3. Deixe selecionada a aba “Desejo usar um nome de domínio existente”. Selecione a opção “Administrador” (necessária para iniciar o uso do aplicativo) e preencha o nome de seu domínio, conforme a tela abaixo e clique no botão “Primeiros passos”.
4. Preencha todas as informações solicitadas na tela de “Inscrição” e clique em “Continuar”.5. Na tela de “Configuração”, você deve criar a conta de administrador dos serviços. O recomendado é que neste passo você crie uma conta com o nome “admin” ou “administrador”. Posteriormente, você criará as contas de usuário. Leia o regulamento e clique em “Aceito. Continuar a configuração”.
Pronto! Agora, você já tem uma conta no Google Apps Standard e será levado ao painel de gerenciamento de todos os seus serviços. Você verá uma tela similar à seguinte:
Perceba que, além do e-mail, você tem direito a uma série de serviços que poderá explorar posteriormente.
Confirmando a propriedade de domínio
Antes de utilizar qualquer serviço do Google Apps, você precisa confirmar que o domínio cadastrado na ferramenta é realmente seu. Você verá uma mensagem indicando isso logo abaixo do cabeçalho da tela anterior.1. Para iniciar a confirmação, basta você clicar no link “Confirmar propriedade de domínio”, logo após a mensagem no cabeçalho.
2. Você será levado a uma tela que lhe dará duas opções para verificar a propriedade:
- Fazer upload de um arquivo HTML – Esta opção é a mais simples para quem tem a opção de colocar um novo arquivo no servidor. Não é o caso de quem possui a conta no Blogger, com domínio direcionado.
- Altere o seu registro CNAME – Esta operação deve ser realizada no Servidor de DNS que você utiliza para seu domínio. Como no artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2 eu utilizei o EveryDNS, vou mostrar como ficaria a configuração nele.
Atualização 13/12/10: Como o EveryDNS não aceita mais inscrições gratuitas, escrevi o artigo A nova versão do Zone Edit apresentando outra opção.
Atualização 17/01/11: Se você possui um domínio no Registro.br, pode realizar a configuração de DNS no próprio serviço. Veja os detalhes em Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br.3. Mantenha a tela anterior aberta. Numa nova tela, acesse http://www.everydns.com (ou o outro servidor de DNS que você já utiliza para seu domínio) e entre com seu usuário e senha desse serviço (ou seja, não é a mesma senha do Google Apps).
4. No painel à esquerda, clique sobre o nome do domínio que está verificando.
5. Na caixa “Add a record”, preencha as informações para criar um novo registro CNAME.
IMPORTANTE: Você deve seguir exatamente as instruções que forem mostradas na tela após selecionar a opção deseja. Os códigos mostrados variam para cada domínio.
Veja que na caixa “Fully Qualified Domain Name” você deve digitar o código mostrado pelo Google Apps seguido do seu domínio (no meu exemplo, googleffffffff846174f1.tdseries.com.br).
6. Ao terminar, clique no botão “Add Record”. A lista de registros ficará similar à abaixo:
IMPORTANTE: Caso você não tenha em sua tabela o segundo registro (tipo A), leia o artigo Seu Domínio Próprio sem o WWW.
7. Volte ao Google Apps e clique no botão “Verificar”, marcado abaixo em vermelho:
Você receberá a informação de que a verificação pode demorar até 48 horas para ser concluída. Normalmente, ela é feita antes disso, em poucos minutos. Para saber se tudo correu bem, basta verificar o “Painel” do Google Apps. Se a opção de confirmação de propriedade não estiver mais lá, significa que tudo correu bem.
Ativando seu serviço de e-mail
No painel do Google Apps, você deve ter notado que o serviço de e-mail encontra-se inativo. Antes de começar a utilizá-lo, você precisa ativá-lo.1. Para iniciar o processo, é só clicar no link “Ativar e-mail” que encontra-se nessa tela.
2. Ao clicar nessa opção, você será levado a uma tela explicando os procedimentos que devem ser realizados em seu servidor DNS (no nosso exemplo, novamente no EveryDNS) para que o e-mail funcione corretamente. A própria página do Google Apps mostra as instruções detalhadas para diversos serviços, inclusive o EveryDNS. Assim, escolha o seu serviço e siga as instruções.
3. Ao final do processo, com todos os registros inseridos, a tabela no EveryDNS ficará como a seguinte:
4. Quando finalizar a configuração, clique no botão “Concluí essas etapas” que fica no final da página de instruções de configuração dos registros MX.
Novamente, você receberá a informação de que a verificação pode demorar até 48 horas. É provável que isso ocorra em bem menos tempo. Quando tudo estiver ok, ao lado do e-mail aparecerá a informação “Ativo”.
Criando usuários adicionais
Até agora, você tem apenas seu usuário administrador criado. Ele tem poderes sobre todas as configurações dos serviços e pode ser utilizado também para enviar e receber e-mails. Mas, é uma boa prática você criar outro usuário para trabalhar utilizar no dia a dia. Mesmo na versão Standard do Google Apps, é possível criar até 50 usuários! Isso é simples de ser feito:1. No Painel, clique na opção “Criar novos usuários”.
2. Na tela seguinte, preencha o nome, sobrenome e nome de usuário desejado. Você pode também definir uma senha para o usuário. Se você mantiver a senha temporária, sua alteração será solicitada no próximo login daquele usuário. Ao final, clique no botão “Criar novo usuário”.
Acessando seu e-mail
Pronto! Agora, todas as suas configurações estão concluídas e você pode finalmente começar a utilizar o seu novo e-mail. O endereço de acesso a ele será mostrado no painel, logo abaixo do botão e-mail e será algo similar a http://mail.google.com/a/seudominio.com.br. Para acessar o e-mail, basta digitar seu nome de usuário e senha.A configuração é um pouco complicada, mas só precisa ser feita uma vez. A partir de agora, você pode adicionar quantos usuários de e-mail você quiser – isso é muito útil para blogs que tenham mais de um autor, por exemplo – e até mesmo personalizar a página de exibição do e-mail com seu logotipo. Pode também explorar as demais ferramentas oferecidas gratuitamente com o Google Apps.
Mas, se você quer utilizar o Google Apps e o achou complicado demais, contate a Hospedagem Anual. Trata-se de uma empresa séria que poderá realizar toda a configuração para você.
Fonte: http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/google-apps-e-mail-gratis-para-seu.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário