sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Software Livre: esse chegou para ficar!

Hoje a era da informática passa por uma constante revolução no segmento de hardware e software. A cultura de utilizar software livre está cada vez mais se expandindo no mundo e já chegou pra ficar aqui no Brasil. 

Mas o que é software livre?

Software Livre, é o termo utilizado para definir os softwares que possuem seu código fonte aberto, ou seja, um conjunto de instruções lógicas que agrupadas constituem o programa que realiza uma tarefa específica. Podem ser desde sistemas operacionais, como o linux Ubuntu, Educacional, Debian.


   Até os aplicativos de escritório, BrOffice, LibreOffice e OpenOffice. Para a plataforma linux, existe uma infinidade de programas, nas categorias de designer gráfico, onde temos o Inkscape, e edição de imagens, Gimp. Para edição de vídeos, existe o Kdenlive, que possue uma interface simples de entender e um excelente desempenho. 
     São programas de computador que são criados por desenvolvedores, que em sua maioria são hacker's, e que pretendem com isso disseminar a cultura de liberdade no meio digital.


   Outro ponto positivo dos softwares livres é o fato de oferecer maior segurança para quem o utiliza, e  além do mais é gratuito. Você pode adquirir facilmente na internet ou em qualquer banca de revistas em sua cidade. Abaixo estão alguns exemplos de sistemas operacionais linux.

Linux Ubuntu
Linux Mandriva
Linux Debian

E aí, ainda não ficou convencido? Então experimente utilizar a versão do linux Ubuntu e torne-se mais um em meio a milhões de usuários linux espalhados pelo mundo. Não precisa instalar, basta iniciar o sistema operacional pelo Live CD para testá-lo. No site a seguir é possível adquirir o cd de instalação. Acesse o link e faça já o seu download: http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/download

Nenhum comentário:

Postar um comentário